1 de 2

Business Intelligence – Análise de Faturamento

O relatório de Análise de Faturamento trabalha de forma parecida a uma planilha eletrônica dinâmica, onde é possível extrair informações e fazer filtros em tempo real obtendo de forma online resultados e informações esperadas.

Basta acessar:

Menu: Gerencial >> Business Intelligence >> Análise de Faturamento

Os campos iniciais da tela servem como filtro para análise a ser efetuada:

Data Inicial e Final: período a ser avaliado pelo usuário

Data entrada/saída: qual data da transação deverá ser utilizada, podendo ser, Data entrada/saída, Data Emissão ou Não Filtrar.

As datas são preenchidas na tela de Transação conforme imagem abaixo:

CFOP: é imprescindível fazer o filtro por CFOP ou selecionar um grupo de CFOP já definido, esse filtro é chave para a emissão deste relatório.

Grupo de Empresas: se a avaliação for para mais de uma filial deverá ser usado um Grupo de Empresas para avaliação.

Custo de Referência: é possível avaliar lucratividade e margem neste relatório, desde que estejam devidamente parametrizados, basta selecionar qual custo deseja utilizar como referência para avaliação dessas informações. Para utilizar o custo calculado pela tabela de preço utilizar a opção “Custo Gerencial Futuro”.

Grupo de CFOP a desconsiderar: se existe algum grupo de cfop que é necessário desconsiderar na avaliação como por exemplo grupo de pedidos, devoluções, bonificações, etc.

Considerar as parcelas da transação: por padrão deixar marcado, essa marcação permite utilizar as variáveis “Vcto-Ano” e “Vcto-Mês” em análises.

Quantidade convertida para a unidade de medida padrão: como é possível avaliar se necessário a quantidade de produtos adquiridas ou comercializadas, também é possível fazer a conversão de produtos que estão cadastrados em embalagens para unidade padrão. Exemplo: Analisando um produto que é comercializado em Galões de 5 litros ele converte a quantidade de galões para litros vendidos.

Somente Transações impressas ou simuladas: ao selecionar essa opção são desconsideradas nos resultados operações que foram cadastradas mas não foram emitidas ou simuladas.

Considerar o saldo pendente das transações: quando a análise desejada for somente saldos pendentes de faturamento deve-se marcar essa opção, como exemplo uma venda futura que já foi feita uma entrega parcial e ainda existe um saldo a ser entregue, quando marcada a opção o sistema só considera na quantidade o saldo pendente para entrega.

Comissionados: pode ser utilizado para avaliar qual o vendedor ou gerente deseja avaliar na operação, lembrando que o ERP permite em todas as operações que sejam inseridos até 2 vendedores e até 2 gerentes.

Depois de definidos os filtros clique no botão “Filtrar”.

De forma inicial são apresentadas as informações na vertical de “Grupo de Produtos” e “Produtos”.

E na Horizontal as informações de “Ano” e “Mês”

A partir dai é possível fazer alterações nas informações como inserir novos filtros e ordenar da maneira que entender necessário, basta clicar e segurar com o mouse a variável desejada e arrastar na ordem desejada:

No exemplo abaixo foi inserida a variável “Vendedor” acima do “Grupo de Produto”:

Conforme está ordenada a coluna serão apresentadas as informações, basta expandir clicando no botão “+”, no exemplo abaixo a ordem é vendedor seguido por grupo de produtos e por produtos, e na horizontal por ano e mês:

Também é possível inserir outras informações nessa análise como Quantidade, Custo, Lucro/Prejuízo, Lucro/Prejuízo (%) e Lucro/Prejuízo Custo (%), basta clicar no botão abaixo:

Ao marcar as opções novas colunas são inseridas na análise:

Também é possível criar um Ranque sobre uma linha ou uma coluna, basta clicar com o botão direito sobre a “Soma” ou “Calculated” e selecionar a opção desejada:

Exemplificando selecionei o “Ranque col.”, na coluna “Lucro/Prejuizo (%), que no caso simboliza a margem bruta:

Depois cliquei na coluna para que fosse ordenado ficando desta forma o ranque de melhores vendedores com margem no mês de janeiro de 2019:

Também é possível desmarcar algo que não desejamos analisar na visualização, como por exemplo se na minha análise eu quiser eliminar os vendedores K e L pois estão sem resultados, basta eu clicar no ícone que está na frente do nome da variável e desmarca-los:

Outra função interessante é que ao clicar uma vez com um mouse sobre um resultado de uma coluna e deixar o mouse parado nessa coluna, o sistema faz uma distinção de cores, com um mapa de calor, destacando com cores quentes as linhas que mais chamam a atenção, como no exemplo abaixo foram destacado os três vendedores que mais faturaram, por estarem muito acima da média dos outros vendedores:

Os modelos de análises criadas pelo usuário podem ser salvos para que não seja necessário toda vez fazer os filtros, basta clicar no botão abaixo e gravar um nome para este modelo a ser salvo:

E para selecionar o modelo basta clicar novamente no botão do passo 1 e selecionar o modelo:

Se necessário é possível exportar as informações para uma planilha, basta clicar:

Importante lembrar que para todas as análises criadas é possível visualizar as informações de forma gráficas: