A emissão de notas de transferência automaticamente entre filiais pode ser realizada em empresas que sejam do mesmo grupo de CNPJ e estejam cadastradas na mesma Base de Dados. Para isso é necessário fazer os seguintes passos e configurações:
1.Cadastre as naturezas de operação referentes à transferência de filiais no menu “Arquivo >> Tributação >> Natureza de Operação”. É preciso cadastrar uma natureza de saída que diminui o saldo próprio (código 5152), e outra de entrada que aumenta o saldo próprio (código 1152);
2. Na tela de ‘Natureza de Operação’, aba ‘Cadastro’, localize a CFOP 5152 e indique a ‘CFOP de entrada para gerar transação automática entre filiais’ que será o código 1152, conforme figura abaixo:
3. Na aba ‘Financeiro & Contábil’ deixe configurado para ‘Não gerar’ financeiro:
4. Cadastre as empresas indicadas na tela de ‘Registro de empresas’ como Agente e suas filiais como Subagentes na tela de ‘Clientes’ (menu “Arquivo >> Agentes >> Cliente”):
5. Na tela de ‘Registro de empresas’ (menu “Configurações >> Empresa”) indique no campo ‘Sub agente’ o código do cadastro desta empresa subagente feito anteriormente no passo 04:
6. Faça o processo de transferência de produtos usando a CFOP de transferência de saída na tela de Transações de Saída através do caminho “Saídas >> Cadastro”;
7. O subagente a ser informado na transação deve ser uma empresa filial indicada na tela de ‘Registro de empresas’;
8. Ao gerar a nota de transferência de saída, o sistema automaticamente registrará uma transação de entrada com agente e subagente fornecedor a empresa emissora da transação de saída, gravando número de nota fiscal e chave de NFe. Para consultar a transação gerada, acesse o sistema na filial subagente e consulte a nota de entrada através do caminho “Entradas >> Cadastro”: