O que é custo gerencial futuro? Pra que serve, como se configura e qual o sentido de tê-lo ativo no sistema gerencial? Este conteúdo visa sanar essas e outras dúvidas relacionadas a este custo.
Conceito: o custo gerencial futuro nada mais é que o custo da mercadoria comprada com correção financeira desde a data de vencimento da compra do produto, até a data do vencimento da venda do mesmo. Vamos a um exemplo básico:
Feita a compra de 10 litros de um herbicida chamado “Mata-mato”. Ele foi comprado a R$ 15,00 o litro no dia 01 de Dezembro, com vencimento de 30 dias, ou seja 31 de Dezembro. Vamos dizer que meu fornecedor cobra 1,5% ao mês de correção financeira caso eu atrase, e 1% ao mês caso eu antecipe meu pagamento. Então registramos essas taxas financeiras na transação de entrada do produto, ou diretamente na tabela de preço do produto, a qual configurei o meu custo gerencial futuro (veremos no próximo tópico).
Se eu vender ele à vista ainda no dia 01, meu custo gerencial futuro será menor, pois registrei uma antecipação de 1% ao mês;
Se eu vender no mesmo dia, com o mesmo prazo da compra (31-12), meu custo gerencial futuro será exatamente o mesmo do vencimento da compra;
Caso a venda for com o vencimento posterior ao vencimento da compra, meu custo será maior, calculando o juros de 1,5% ao mês a partir da data de vencimento da compra, até o vencimento da venda.
Então, como configurar este custo, e em quais momentos ele é utilizado? Veremos nos próximos tópicos.
Configurações do custo gerencial futuro: é fato, e não podemos esquecer: para configurar um custo gerencial futuro, temos que criar uma tabela de preços para tanto, mesmo que seja apenas para o cálculo do custo, e não para formação de preço nesta tabela.
Primeiramente acessamos o menu “Arquivo >> Produto/serviço >> Tabela de preço”
Criamos uma tabela de preço, sem o controle dos preços por data de vencimento pré-estabelecido:
Determinamos algumas configurações básicas na tabela de preços, como “Descrição”, “Validade”, “Nome da Coluna”, e as opções para mostrar o custo e o preço de venda na tela de exibição de saldos (isso irá variar a cada regra determinada pela empresa). Aqui usaremos para demonstrar o custo gerencial futuro nesta tela;
Para cálculo e demonstração do custo gerencial futuro, também devemos configurar a forma de atualização do preço, e neste caso para melhor visualização, faremos com taxa individualizada por produto:
Determinamos uma fórmula para cálculo do custo (que depende da regra de negócio de cada empresa). Aqui no exemplo, usaremos |TOTALITEM|/|QTDADE|, que nada mais é que o custo unitário do produto na transação sem qualquer acréscimo ou dedução.
É obrigatória a determinação de uma fórmula para cálculo do preço. Aqui, determinamos uma bem simples: (|TOTALITEM|/|QTDADE|)/|MARGEM|, onde a variável “Margem”, busca o valor colocado em campo específico “Margem” no cadastro do produto, aba “Custos”.
Observação importante: Lembrado que nos campos para fórmula de cálculo de custo, e fórmula de calculo de preço, temos inúmeras variáveis a serem utilizadas.
Aqui podemos pré-definir taxas de correção de juros, ou de antecipação, que será utilizada POR PADRÃO em todos os produtos.
Caso as taxas variem conforme fornecedor (o que é mais comum), estas deverão ser gravadas diretamente na transação de compra do produto, e NÃO DEVEMOS MARCAR a opção citada anteriormente.
Observação importante: Para o sistema considerar uma transação de entrada como compra, o código da CFOP deve estar dentro do grupo de natureza de operações de compra, o qual está indicado no preferências “Código do grupo de operação de compra”.