1 de 2

Custo da última compra e outros custos configuráveis

Neste tópico, explicaremos como configurar o custo de última compra, mas antes, temos que falar sobre os 3 (três) custos configuráveis do sistema gerencial. Então, vamos lá?!

  • Configurações dos custos “configuráveis”: o sistema gerencial nos permite configurar vários tipos de custos gerenciais, principalmente para análises diversas, de acordo com a regra de negócio de cada empresa. Dentre eles, temos 3 (três) opções configuráveis, a qual podemos determinar e configurar alguns destes custos, como por exemplo o mais usado, o “Custo de última compra”.

1 – Determinamos no preferências o nome deste(s) custo(s):

2 – Determinamos a fórmula deste custo:

Estas fórmulas são configuradas no menu “Arquivo >> Produto/serviço >> Variáveis para formação do preço“, mas este veremos em um dos próximo tópicos deste conteúdo.

3 – Agora, precisamos definir quais operações devem atualizar estes custos. Para tanto, configuramos diretamente no cadastro de status da CFOP:

Pronto, agora configuramos um dos 3 (três) custos configuráveis do sistema, e o chamamos de “Última compra”. Então, vamos falar mais sobre este custo? Então confira o próximo tópico.

  • Conceito de custo de “Última compra”: não existe uma definição concreta do que é este custo, como por exemplo “O custo de última compra, é exatamente o custo da minha última compra, e ponto”. Mas, o que devo considerar neste custo? Frete, frete de conhecimento de frete, desconto ou não ICMS, PIS e Cofins, coloco alguma variável que represente um custo fixo? E agora?

Calma! Isso quem deve definir é a gestão da empresa, principalmente os responsáveis pela gestão deste custo, e da avaliação do mesmo, pois eles é quem definem como este custo deve ser calculado. Para tanto, devemos criar uma fórmula que siga o conceito que cada gestão determina.

Para tanto, a Agrotis conta com uma equipe de consultores que podem orientar as melhores praticas de mercado, e auxiliar na configuração deste e de outros custos do sistema gerencial.

A criação dessa fórmula deve ser feita através do menu repassado anteriormente, “Arquivo >> Produto/serviço >> Variáveis para formação do preço”, detalhado no próximo tópico.

  • Variáveis para formação de preço/custo: aqui, determinamos a fórmula a qual o sistema deve calcular nossos custos configuráveis. Acessando o menu, teremos:

Temos disponíveis diversas variáveis para formação deste custo, clicando no campo “Fórmula” desta tela, dando o comando F2, encontramos:

Além destas variáveis, podemos configurar outras conforme demanda, aqui mesmo nas variáveis para formação de preço. Então a cada fórmula criada nesta tela, o sistema disponibiliza a própria fórmula como uma variável para formação do custo:

Ao determinar as fórmulas dos custos no preferências, o sistema atualiza para todos os produtos que entrarem com CFOP que utilize o status que atualize tal custo. Porém, podemos configurar fórmulas diferentes dos 3 custos por produto, ou seja, se um produto tiver uma variável a mais que os outros, como por exemplo custo de descarga, podemos apontar a fórmula para cálculo dos custos 1, 2 ou 3 diretamente no cadastro do produto:

Caso necessário, também podemos fazer com que o sistema faça uma média ponderada nestes custos, assim como é feito automaticamente pelo custo médio. Para tanto, devemos configurar o preferências a seguir:

Nele, determinamos acima de qual saldo o sistema deve fazer a ponderação de valor, para cada custo. Isso já foge do conceito de última compra, onde acreditamos que aquele determinado custo, foi o último, e não uma média do que tenho no estoque.