1 de 2

Fórmulas de seleção de vendedores

Algumas políticas de comissionamento vão além de comissionamento ao Vendedor 1 associado apenas a cada cliente. Algumas regras podem ser feitas conforme setor, categoria de agente, entre outras variáveis conforme cada regra de negócio.

Para auxiliar a configuração do sistema e cadastro da política de comissões, contamos com a ferramenta de Fórmula de seleção de vendedores, disponível no menu “Arquivo >> Agentes >> Comissões >> Fórmula de seleção de vendedores”.

Aqui determinados uma condição para o sistema levar os agentes selecionados nesta tela para serem comissionados na venda. Então, consideramos primeiramente as variáveis disponíveis para criação das fórmulas:

Temos variáveis que validam informações no cadastro do agente, cadastro do produto, ou até mesmo da própria transação. Então, criamos fórmulas para as condições da política. Por exemplo:

  • O gerente de vendas código 100 será comissionado quando o setor do agente for o código 1 – Região capital do PR. Então:

Se a venda for feita para um agente cadastrado no setor 1, o gerente 1 código 100 será levado para transação.

As fórmulas poderão substituir os agente originais a serem comissionados. Por exemplo:

  • O cliente já possui um vendedor registrado em seu cadastro, porém, dependendo do grupo do produto vendido, ou até mesmo do tipo da negociação, o agente a ser comissionado será outro. Então:

Vendedor principal é o código 2.

Na fórmula de seleção, trocamos para o vendedor código 1, quando o tipo de negociação for o código 7, determinado aqui neste exemplo como “Venda especial”.

O sistema troca o vendedor da transação.

Agora, o valor a ser comissionado depende da fórmula registrada ao vendedor 1 ou 2, gerente 1 ou 2 levado para transação.