1 de 2

Rateios por centro de custo e veículos

No sistema é Gerencial é possível realizar o rateio das Despesas, utilizando centro de custos, ou também controlar as despesas informando os veículos.

Para acesso a rotina de despesas por veículos, acessar o link abaixo:

Controle de despesas por veículo

O centro de custos é uma ferramenta capaz de categorizar os custos e oferecer um sistema de controle financeiro eficiente. Ele divide os diferentes setores e atividades de uma empresa e seu objetivo é fazer com que o gestor tenha o controle das informações financeiras da organização e passe a entender as despesas e ganhos do seu negócio. Isso permite medir o desempenho de um centro de custo isolado para que decisões referentes aos gastos, produtos e/ou serviços possam ser tomadas.

Para utilizar a rotina de centro de custo, é necessário cadastrar a estrutura definida pela empresa, de como irá controlar estas despesas:

Acesse o menu “Arquivo >> Financeiro >> Centro de custo” e cadastre a estrutura que será utilizada:

A estrutura poderá ser criada em até 3 (três) níveis:

Ao realizar o lançamento das notas, poderá ser definido o centro de centro no cabeçalho da transação, ou realizar o rateio nos itens da transação, definindo o percentual para cada centro de custo:

Também é possível definir o centro do custo na baixa de títulos:

Para analisar as operações que foram categorizadas com os centros de custo, poderá ser emitido os relatórios:

  • Financeiro | Resumo por centro de custo…” onde pode ser analisado dentro da estrutura das contas de despesas/receitas, as informações do centro de custo, filtro por data ou determinado centro de custo;

  • Financeiro >> Análise de filiais/centro de custos” onde pode filtrar o saldo do período ou a movimentação, período, grupo de empresa: