Após realizarmos a baixa com o cheque, verificamos que o sistema ainda aguarda o depósito, para isso devemos utilizar a tela de Manutenção e controle de cheques, “Financeiro >> Cheques >> Controle de cheque…”
Localizando o cheque em Carteira, clicamos no botão Depositar, no lado esquerdo da tela.
Após isso devemos selecionar a conta destino, que será a conta definida no plano de contas com esta situação para cheques.
Com o cheque depositado, o título já constará como quitado/ conciliado.
OBS: existe um preferências que habilita a conciliação do cheque automaticamente no momento de fazer o depósito, que pode ser marcada como “sim ou não” dependendo da necessidade de cada empresa, conforme tela:
Caso seja necessário devolver o cheque, na mesma tela temos o botão Devolver.
Também devemos selecionar a conta, indicada com esta situação para cheques.
Neste caso o título continua quitado, porém o último status do cheque é alterado e também é gerado um contas a receber, referente ao cheque devolvido.
Histórico do cheque:
Contas a receber:
Quando acontece o Resgate do cheque, que é quando o cliente resgata o cheque que havia utilizado para pagar um título e paga com outra forma de pagamento, seja outro cheque, dinheiro ou cartão, o Sistema faz o mesmo procedimento demonstrado acima de Devolução, criando um novo título no contas a receber para ser baixado com a nova forma de pagamento, mantendo a rastreabilidade do cheque.
Para Custódia do cheque também temos um botão em específico
Clicando nele devemos definir a conta destino, a conta para depósito, valor depositado, juros, IOF e outras taxas, caso seja necessário (as preferências com as contas de de taxa de IOF e outras taxas devem ser preenchidas):