Configurações

1. Objetivo

Com a rotina de Controle de Cheques se torna possível fazer todo o acompanhamento de cada cheque recebido (ou emitido), desde o momento que este é utilizado para fazer a baixa de um título financeiro até o momento em que ele é compensado.

A rotina de Controle de Cheques auxilia o usuário a fazer essa manutenção de todos os cheques que receber ou emitir inteiramente dentro do sistema, eliminando a necessidade de um controle em paralelo.

2. Parametrizações do Processo

2.1 Criação das situações para cheques

Na base de dados já vêm pré-cadastradas as situações consideradas mais utilizadas: Conciliado, Depositado, Devolvido, Carteira e Repassado a fornecedores.

Para criação de novas situações e/ou edição das já existentes, indicamos abaixo o caminho onde é feito este cadastro: “Arquivo >> Financeiro >> Situações do cheque…

Os detalhes no cadastro destas Situações são:

  • Deixar a Situação Ativa ou não;

  • A possibilidade de configurar para que o sistema gere lançamentos independentes para cada cheque (esta opção fará com que, mesmo que depositemos 10 cheques em determinada conta no mesmo dia, o sistema gere 10 lançamentos independentes permitindo que cada um dos cheques seja conciliado individualmente);

  • A possibilidade de criar já aqui um Histórico padrão para ser registrado sempre que esta situação de cheque for utilizada.

2.2 Cadastro de Preferências

As Situações do Cheque (com exceção da situação ‘Conciliado)’ deverão ser informadas no Preferências, categoria Financeiro/cheque:

Também deve ser preenchido o Preferências Forma de pagamento (tipo dinheiro)usada em lançamentos de transferência de cheques, na Categoria Forma de Pagamento

2.3 Situação para cheque no Plano de Contas

Deveremos informar nas contas do plano de contas que são utilizadas para a movimentação de cheques qual a ‘Situação para cheques’ de cada uma delas.

Para isso acessar: “Arquivo >> Financeiro >> Plano de Contas”;

Selecionar uma conta;

Dar duplo clique para ela ser exibida na parte de baixo da tela;

Clicar na aba ‘Cheque’;

E mencionar em cada uma das contas qual a respectiva ‘Situação para cheques’ desta.

No exemplo abaixo, foi informado na conta Caixa Geral que a situação para esta será ‘Carteira’.

O mesmo deverá ser feito para contas bancárias, por exemplo, que terão a ‘Situação cheques’ como ‘Depositado’ e para contas transitórias, por exemplo, a conta de Devolução de cheques que deverá ter a ‘Situação para cheques’ como ‘Devolvido’.

Realizadas as configurações acima, a partir do momento em que ocorrer a baixa de um título financeiro com cheque (ressaltando que será necessário preencher TODOS os dados do cheque no momento da baixa, conforme exemplo no próximo item) este vai aparecer em “Financeiro >> Cheques >> Controle de cheque”.