Auditoria dos modelos de lançamentos contábeis

Para realizar auditorias nos modelos de lançamentos criados no sistema, pode ser acessado a rotina “Contábil >> Exportação Contabilidade >> Auditoria integração contábil”.

Por essa rotina, é possível analisar CFOP’s que estão sem modelo de lançamento, CFOP’s que movimentem uma determinada conta financeira, CFOP’s que movimentam determinado saldo de estoque e conta contábil.

Essa rotina facilita a busca de inconsistência principalmente da contabilização de estoques, visto que a movimentação de estoque e a contabilização na conta de estoque, deve ser realizada no mesmo momento. Também CFOP’s que movimentam financeiro, mas não contabilizam nas contas de clientes/fornecedores, entre outros filtros.

Nesta tela, selecione o tipo de consulta que deseja realizar, conforme as opções demonstradas abaixo:

Na tela de filtros, realize filtros por data, e conforme a opção de tipo de consulta, habilitará outros filtros para serem realizados:

Na guia “Consulta”, será demonstrado o resultado da pesquisa realizada. Neste exemplo foi solicitado CFOP x Modelo de lançamento Contábil.

O sistema irá trazer a CFOP, o modelo de lançamento se estiver configurado, e a quantidade de transações realizadas com a determinada CFOP. Caso a CFOP não esteja configurada para realizar lançamento contábil, o campo “Modelo”, estará em branco.