Após configuradas as formas de pagamento referentes as vendas em cartão de crédito / débito é possível realizar nas talas de movimentação financeira as baixas e recebimentos com a forma de pagamento de cartão, que abaixo vamos verificar quais são:
Menu: Financeiro >> Receber >> Manutenção >> Baixas
Efetuada a baixa utilizando a forma de pagamento criada para “Cartão de Crédito”, o sistema habilita alguns campos para preenchimento:
Bandeira: deverá ser preenchida a bandeira do cartão utilizado pelo cliente
Código de Liberação: não tem caráter obrigatório porém serve para preencher com o código de autenticação gerado no comprovante de aprovação da venda da maquineta
Parcelas: preencher a quantidade de Parcelas da venda.
OBSERVAÇÃO: é possível notar que o campo “Conta” foi preenchido de acordo com a parametrização definida no cadastro das bandeiras na operadora de cartão.
Vamos verificar na tela de Baixa de Vários Documentos:
Menu: Financeiro >> Receber >> Baixa de vários documentos
Também é possível utilizar os recebimentos em cartão de crédito / débito para Recebimentos Antecipados gerando assim um crédito para o cliente:
Menu: Financeiro >> Receber >> Recebimento Antecipado
Demonstradas as possíveis formas para realizar recebimentos com a formas de cartão de crédito / débito, notamos que foram feitos os lançamentos contábeis, se verificarmos a conta definida no cadastro como transitória para recebimento de cartões, vamos encontrar as baixas realizadas:
A segunda parte do processo consiste em fazer a conciliação quando de fato o dinheiro é recebido na conta bancária que pode ocorrer diariamente ou uma vez ao mês, dependendo do serviço contratado, vamos avaliar como será realizado esse processo:
Menu: Financeiro >> Cartão de Crédito / Débito >> Manutenção
Na parte superior da tela os campos servem como filtros para pesquisar resultados na grid abaixo.
Então é possível selecionar o(s) título(s) que foram recebidos em conta corrente para serem baixados. Ao selecionar o(s) título(s) e clicar no botão baixar, serão apresentados os dados calculados das despesas conforme as taxas cadastradas na operadora do cartão, porém é possível fazer manutenção nesses valores caso haja divergência, também é possível definir a data do lançamento de conciliação, e se é necessário gerar um lançamento individualizado para cada parcela recebida:
Após confirmado a baixa, se avaliarmos o saldos das contas envolvidas no processo notamos:
1-) O crédito realizado na conta transitória do ativo circulante quando houve a baixa do título em cartão:
2-) O Débito na conta bancária do valor liquido recebido
3-) E o débito referente as despesas financeiras e taxas do cartão de crédito / débito