Configurações da rotina de cartão de crédito / débito

A rotina de cartão de crédito / débito foi criada para auxiliar os usuários a realizarem as baixas financeiras de contas a receber efetuadas através de cartão podendo ser na função crédito ou débito e posteriormente conciliarem suas liquidações junto aos respectivos bancos contratados.

O primeiro ponto é cadastrar junto aos fornecedores a operadora de cartão.

Menu: Arquivo >> Agentes >> Fornecedor…

Finalizado o cadastro da operadora como fornecedora vamos configurar a(s) operadora(s) de cartão e a(s) possível(is) bandeira(s) que serão trabalhadas.

Importante ressaltar a diferença entre operadora de cartão e bandeira. A operadora é um membro licenciado que analisa e aceita estabelecimentos em seu programa de cartões e processos de transações financeiras. São empresas como a Cielo, Rede, GetNet, Stone, Elavon, Global Payments, que fazem a comunicação da transação entre a loja e a bandeira e credenciam estabelecimentos para o aceite dos cartões através das “maquinetas”. As bandeiras são as empresas que regulam o mercado de cartões de crédito. Elas padronizam o modelo de como as adquirentes devem processar seus cartões e ainda são responsáveis pela precificação dos diferentes tipos de estabelecimento, como por exemplo Visa, Mastercard, Elo, American Express, etc…

Menu: Financeiro >> Cartão de Crédito/Débito >> Operadoras de Cartão

Após clicar no botão “Novo” vamos definir uma descrição a nossa operadora, lembrando que podem ser cadastradas mais de uma. Também é possível preencher nesta tela o valor cobrado pela operadora de aluguel referente a “maquineta” e qual a data de vencimento deste aluguel, para que seja gerado a cada mês um contas a pagar referente a este aluguel.

IMPORTANTE: o ideal é cadastrar uma operadora para operação de crédito e uma operadora para operações de débito, pois quase sempre os dias de recebimento e taxas a serem descontadas são diferentes entre estas formas de recebimento.

Preenchida essa primeira parte vamos a segunda aba “Bandeiras da Operadora”, onde é possível notar que já existem diversas bandeiras pré-cadastradas. É possível, se necessário, cadastrar novas bandeiras, basta clicar no hiperlink “Para cadastrar uma nova bandeira, clique aqui”, ou também é possível realizar o cadastro através do caminho:

Menu: Financeiro >> Cartão de Crédito/Débito >> Bandeiras

ou

Realizados os ajustes necessários no cadastro das bandeiras, retornamos para finalizar o cadastro da Operadora de Cartão, na aba “Bandeiras da Operadora”, notamos que a primeira linha apresentada sempre será a “Padrão da Operadora”, isso significa que é possível parametrizar diferentes contas do plano de contas para cada bandeira da operadora, caso não seja preenchida nenhum parâmetro em uma bandeira, o Sistema sempre assumirá as contas definidas na linha “Padrão da Operadora” para efetuar os lançamentos.

Clique no botão “EDITAR” referente a linha “Padrão da Operadora”

Com o contrato firmado junto ao banco ou a operadora do cartão serão necessários preenchimentos dos campos abaixo:

Conta Transitória: deve ser preenchida com uma conta transitória do Ativo Circulante onde o valor fica aguardando enquanto o banco não realiza o pagamento em conta deste valor.

Conta para Recebimento: deve ser preenchida com a conta referente ao banco onde será efetuado o recebimento das vendas efetuadas.

Máx. Parcelas: trata-se da quantidade máxima de parcelas permitidas para vendas desta operadora do cartão.

Taxa de Parcelamento: verificar junto ao contrato se existe alguma taxa a ser descontada do valor a receber em caso de vendas parceladas em caso de ser única independentemente da quantidade de parcelas.

Dias Conciliação: corresponde a quantidade de dias acordadas para recebimento em conta-corrente das vendas efetuadas em cartão.

Taxas de Administração: também deverá ser preenchido em percentual o valor a ser descontado de taxas de administração de acordo com a quantidade de parcelas máximas preenchidas.

Caso exista para alguma(s) bandeira(s) condições diferenciadas, basta clicar no botão “EDITAR” referente a bandeira que necessita de alteração e fazer o cadastro, a ordem que o sistema respeitará será sempre verificar se existe uma configuração específica na bandeira caso não haja ele sempre utilizará o que está preenchido no “Padrão Operadora”.

Outro cadastro necessário para a funcionalidade é o preenchimento nas preferências da conta do plano de contas para lançamentos das despesas e taxas referentes aos recebimentos em cartão de crédito / débito, para isso basta acessar:

Menu: Configurações >> Preferências

Código padrão para desconto de taxas de transações com cartões de crédito / débito: neste campo deverá ser selecionada a conta de despesas (resultado) para os lançamentos das taxas e descontos.

Centro de custo padrão para as despesas das taxas de cartão de crédito / débito: é possível se necessário definir o centro de custo para as despesas referentes as taxas e despesas de cartão de crédito / débito.

Realizadas essas configurações será necessário vincular cada operadora de cartão criada a uma forma de pagamento através do menu:

Menu: Arquivo >> Financeiro >> Formas de Pagamento

Nesta tela será(ão) cadastrada(s) forma(s) de pagamento(s) para Cartão de Crédito e Débito e vinculadas as Operadoras de Cartão.