1 de 2

Formas e Planos de pagamento

1 Forma de pagamento

No sistema Gerencial conseguimos cadastrar diversas formas de pagamento que auxiliam no controle e análises financeiras.

O acesso a tela é em “Arquivo >> Financeiro >> Forma de pagamento”:

O campo código é gerado pelo sistema de forma sequencial.

No campo tipo deve ser informado a natureza dessa forma de pagamento sendo possível escolher entre: Dinheiro, Cartão de crédito, Cheque, A prazo, Depósito identificado e cartão de débito.

  • Quando utilizada uma forma de pagamento com o tipo dinheiro ou depósito identificado, o sistema quita o valor da baixa com a mesma data de conciliação;

  • Os tipos cartão de crédito, débito, e cheque fazem a quitação do valor da baixa, porém existem telas específicas para companhamento e conciliação dos recebimentos em cheque e cartão;

  • O tipo A prazo não faz nenhuma quitação, ele apenas gera o contas a pagar/ receber para a data de vencimento informada.

O campo tipo pagamento NF-e apresenta mais opções e deve ser classificado conforme o tipo de pagamento anterior. Esse campo é de preenchimento obrigatório e validado na emissão da nota.

Caso essa forma de pagamento esteja vinculada a uma conta específica de pagamento ou recebimento, pode ser informado nos respectivos campos e sempre que usar a forma de pagamento na baixa, o campo Conta já será preenchido automaticamente. Pode ser usado também no parcelamento das transações de forma a já registrar e contabilizar a baixa dependendo do tipo de pagamento.

As flags “Somente cliente a vista” e “Validar faturamento para clientes inadimplentes” fazem validações do agente no momento da emissão da nota fiscal.

2 Planos de pagamento

O cadastro de plano de pagamento facilita a rotina de faturamento quando se trata de transações com financeiro parcelado, portanto só podem ser configurados com a forma de pagamento do tipo “A prazo”.

O acesso a tela se dá em “Arquivo >> Financeiro >> Planos de pagamento”:

Para cadastro de um plano de pagamento é obrigatório preencher a descrição e a forma de pagamento.

Caso o plano tenha taxas de juro e desconto diferentes do padrão, pode ser marcado a flag “Utilizar as taxas do plano de pagamento” e definir os valores.

Caso esse plano de pagamento seja específico de um banco, pode ser preenchido o campo Banco que o sistema levará a informação quando o plano for utilizado no parcelamento da transação.

Após esse cadastro inicial temos a aba Parcelas:

Aqui será definido quantas parcelas esse plano terá.

O campo Dias calcula o vencimento de cada parcela a partir da data atual conforme cadastrado. Por exemplo: Se cadastrar 30 (trinta) dias, ao faturar uma nota hoje dia 30/12, o vencimento da primeira parcela será daqui a 30 (trinta) dias corridos.

O campo Data Fixa gera os vencimentos com a data exata cadastrada. Esse plano pode ser usado para vencimentos de safra como 30/04 ou qualquer outra data fixa que a empresa trabalhe.

O campo Dia fixo irá gerar os vencimentos no dia estipulado, como por exemplo todo dia 30 (trinta) de cada mês.

Temos também a terceira aba, chamada Condições Especiais. Essa configuração só deve ser feita quando for usar geração automática de faturas podendo escolher o vencimento como semanal, quinzenal ou mensal.