1 de 2

Centro de Custo e veículos

1 Centro de custo

O centro de custo é utilizado para rateio de despesas entre departamentos da empresa.

O cadastro de centro de custo pode ser em até 3 níveis e classificado conforme necessidade da empresa.

O acesso a tela se dá em “Arquivo >> Financeiro >> Centro de custo”.

No exemplo acima os 3 (três) níveis estão classificados como:

01 – Departamento Comercial

02 – Setor Vendas

03 – Vendedor

O centro de custo pode ser utilizado no rateio das transações, dentro do produto no botão rateio:

No exemplo acima, a nota fiscal de entrada foi dividida em duas despesas, alocando para o centro de custo 02. Para casos de rateio com mais de uma despesa ou mais de um centro de custo, o percentual deve fechar em 100%.

E também pode ser usado na baixa dos títulos financeiros em dois lugares diferentes:

No campo centro de custo quando se tratar de centro único por baixa.

Ou quando se tratar de baixas com mais de um centro de custo, basta clicar no campo “” ao lado da Categoria e ratear conforme necessidade da baixa.

2 Veículos e Bens

O acesso a tela se dá em “Arquivo >> Financeiro >> Veículos e Bens”. Nessa tela iremos cadastrar os veículos da empresa e demais bens que forem necessários.

Os campo descrição e placa são de preenchimento obrigatório. Sendo as demais informações preenchidas a critério da empresa.

Caso a empresa decida criar grupos de imobilizado para melhor gestão e visualização em relatórios, basta clicar sobre o hiper link Grupo e criar conforme necessidade.

Caso esse veículo seja para uso na emissão de MDF-e ou CT-e, é necessário marcar a Flag “Disponível para MDF-e/CT-e” e informar os campos UF e Renavam. Além de informar na aba Dados para MDF-e/CT-e os campos Tara, Capacidade em kilos e em metros cúbicos, o tipo de veículo e de rodado.

Após cadastros é possível selecionar os veículos e bens nos rateios e/ou baixas nas telas já demonstradas acima e extrair relatórios.