Objetivos do Módulo:
Apresentar o papel do Líder na Formação e Desenvolvimento de Pessoas e Equipes. Identificar as principais passagens de carreira na vida de um Líder por meio das dimensões de habilidades fundamentais, administração do tempo, recursos, processos e pessoas, bem como a inspiração por valores humanos. Construir um plano de desenvolvimento para a prática da Liderança. A disciplina tem como foco as duas primeiras passagens: 1. do líder de si para líder dos outros e, 2. de líderes dos outros para líder de lideres. Toda liderança passa por diferentes níveis de complexidade em sua escalada profissional.
Conteúdo do Módulo:
Aula 1 – Tornando-se líder
As dimensões da liderança; Gerenciamento X Liderança; Os princípios da Administração e do Gerenciamento; Liderança de si mesmo – conhecendo seu perfil e habilidades; como me tornei líder?
Aula 2 – Visão holística da liderança e das organizações
Gerindo recursos, processos, relações e identidade; A dimensão material e tangível das organizações; Diagnosticando e gerindo Recursos e Processos.
Aula 3 – Visão holística da liderança e das organizações
Gerindo recursos, processos, relações e identidade; A dimensão intangível das organizações; Diagnosticando e gerindo Pessoas e Competências. Relacionamento interpessoal no trabalho; Influência, autoridade e poder: as bases do poder pessoal e dos resultados de longo prazo.
Aula 4 – Visão holística da liderança e das organizações
Gerindo recursos, processos, relações e identidade; A dimensão filosófica e existencial das organizações; Assumindo e Liderando Propósitos, Missão e Valores institucionais; Inspirando pessoas e competências em favor de resultados.
Aula 5 – Liderança Situacional
Diagnosticando os graus de maturidade e prontidão das equipes; Definindo estilos de liderança eficazes; Formando equipes de alta performance e focada em resultados; Formando sucessores. A Liderança no futuro e o futuro da Liderança.