Dicas e Entrevistas

18 de junho de 2021

Conhecimento, Competência e Atitude

Desde pequenos recebemos estímulos, informações e orientações que são responsáveis por formar a nossa base de conhecimento. Nossos pais e professores são referências que ajudam nessa importante missão.

 

O conhecimento é o ato de conhecer, ter ideia ou noção de algo através de informações apresentadas. É, basicamente, olhar para o mundo, filtrar as informações recebidas e representá-los a partir de ideias.

E “competência”? É quando colocamos em prática o nosso conhecimento! Um médico, por exemplo, pode ter “conhecimento” sobre como fazer uma cirurgia, mas somente terá “competência” quando executá-la. Será denominado como “competente” se o procedimento for um sucesso. Nas empresas também deve ser assim: os colaboradores precisam receber as orientações necessárias para executar suas atividades.

O “conhecimento” precisa ser compartilhado de forma clara e, para isso, as lideranças devem estar preparadas para transmitir estes conhecimentos através treinamentos, reuniões e, depois, acompanhar no dia a dia a implementação deste “conhecimento” para então validar a transformação do mesmo em “competência”.