Dicas e Entrevistas

4 de maio de 2021

7 Dicas para planejar metas com sucesso

Confira neste material: a importância de realizar o planejamento de metas e um mapa de direcionamento para garantir os resultados almejados.

Talvez um dos grandes desafios das empresas seja não determinar objetivos claros e metas específicas para serem alcançadas. Para contornar esse problema é importante realizar o planejamento de metas, um mapa de direcionamento para garantir os resultados almejados.

É nessa estratégia que se organiza e define em detalhe o caminho para execução das tarefas, definindo objetivos, ferramentas e prazos necessários para alcançar as metas propostas. A metodologia mais conhecida de definição de metas é a metodologia SMART, onde as metas estabelecidas devem ser específicas (Specific); mensuráveis (Measurable); atingíveis (Attainable); relevantes (Relevant), e temporais (Time-based). Abaixo listamos 7 dicas para preparar um planejamento de metas excepcional:

  • Não tenha medo de errar: Um dos fatores que impedem a maioria das pessoas de sequer começar a estabelecer suas metas é o medo de errar. Se você tiver medo de errar sugerimos que pesquise a história de grandes pessoas de sucesso como: Henry Ford, Napoleon Hill, Steve Jobs e muitos outros que tiveram que errar muitas vezes até conquistar as metas que estabeleceram em suas vidas.
  • Seja o mais detalhista possível: Quando for escrever suas metas, escreva-as com detalhe, saiba exatamente aonde quer chegar para conseguir analisar quais os passos e o melhor caminho a seguir.
  • Separe metas grandes de metas pequenas: As metas grandes normalmente levam mais tempo para serem atingidas. Para não se desmotivar com o passar do tempo deixe claro também as pequenas metas a serem alcançadas no decorrer do tempo. Assim você irá poder se motivar com as pequenas vitórias no caminho.
  • Saiba priorizar: Entenda o gráfico de urgência e prioridade de suas metas, defina quais metas devem ser priorizadas e porque. Dessa forma você poderá focar seus esforços nos passos mais importantes para a conclusão de seus objetivos.
  • Estabeleça um prazo: Toda meta precisa ter um prazo de validade para que exista um fluxo dos objetivos.
  • Estabeleça o plano de ação: Com suas grandes e pequenas metas estabelecidas claramente, agora é a hora de fazer acontecer. Avalie cada etapa e prioridade e estipule quais serão as tarefas e ações que deverão ser tomadas para alcançar cada meta.
  • Por último, não se esqueça de acompanhar o andamento das atividades, avaliar e mensurar resultados, para implementar melhorias no plano de ação para que a execução das metas seja eficaz.

O planejamento de metas é como um guia com prazos e objetivos claros, que determina aonde se quer chegar. Lembre-se que uma das principais características para conseguir alcançar qualquer meta, seja ela grande ou pequena, é a persistência.